28.10.09

Portfolios - Ferramentas Reflexivas

Para quem quiser aprender mais sobre portfolios, eis aqui um número da revista Noesis  sobre Novas Tecnologias na Educação com um destacável específico sobre o tema do título do post..
Muito importante para os professores e outras profissões cuja qualidade do desempenho dependem da sua capacidade de reflexão crítica.

Revista Noesis online - algo a mater debaixo de olho


Da sua apresentação:
Tal como a revista em papel , a Noesis on line tem como lema:
“Da Escola para a Escola!”
Isto é, pretende identificar, reconhecer e valorizar “boas práticas”, reflexões e experiências interessantes, bem como materiais de apoio para os professores.
Abrange e relaciona:
- os vários níveis de educação e ensino (do jardim de infância ao final do secundário),
- as várias disciplinas e áreas não disciplinares,
- as várias ofertas educativas e formativas,

- as várias regiões educativas,

- o “dentro” e o “fora” do currículo e da escola,

- as escolas como organizações.

Procura informar sobre:

- as prioridades definidas para a política educativa portuguesa,
- os grandes debates e as medidas em curso no estrangeiro,
- as práticas locais de cada escola – numa perspectiva de promover a inovação a partir das próprias escolas.

27.10.09

Jogos didácticos e jogos pedagógicos: e se os construíssemos?

A palavra lúdico tem tido muita saída nas orientações oficiais e nos planos de aula dos professores do ensino básico. Tanta que alguns críticos do estado actual das coisas na Escola até se centram nela como se fosse a causa de todos os males ( o que não quer dizer que por vezes não tenham razão, quando são tão maus que o ludismo é apenas uma desculpa para a não aprendizagem de coisa nenhuma).
Uma das respostas possíveis é a construção dos mesmos jogos pelos próprios professores, tendo em conta as necessidades e características únicas das turmas e alunos que leccionam, respondendo a objectivos de aprendizagem e/ou de desenvolvimento individuais ou colectivos concretos. Em PurposeGames, PlayCrafter e WhoseGame, existem ferramentas que permitem isso.
Vamos lá dotar problemas concretos com estratégias de solução concretas e LÚDICAS?

 

26.10.09

Conectando Mundos, Sonhos de andorinha

Projecto interessante para professores e turmas dos 6 aos 18 anos, na sua apresentação afirma-se que este projecto é um espaço alternativo para a participação e intercâmbio entre alunos e alunas com idades entre 6 e 17 anos provenientes de diferentes realidades geográficas, culturais, económicas e sociais.

A edição do Conectando mundos para o ano lectivo de 2009-2010 centra-se na temática Migrações e Desenvolvimento entre os povos, a partir de uma perspectiva humana e integrada na concepção de cidadania global. Abordamos as causas e as consequências que o processo migratório tem na vida das pessoas e no seu meio envolvente e apresentamos algumas atitudes e compromissos que podemos assumir, tanto a nível pessoal como colectivo, de forma a contribuir para a construção de uma sociedade aberta, diversa e solidária, baseada no respeito recíproco entre pessoas de diferentes proveniências.

Na Argentina, as andorinhas são trabalhadoras sazonais que, sonhando com uma vida melhor, voam até aquele país todos os verões para fazer as colheitas. As migrações são um fenómeno que sempre existiu ao longo da história. Hoje, praticamente, não existem países que se encontrem fora de um circuito migratório e há cada vez mais países que são, simultaneamente, território de origem, trânsito e destino de migrantes (fim de citação).

Mais informações aqui. Vão lá descobrir porque achei isto interessante (e um obrigado à Teresa Vitorino pela dica...)

Este blog alimenta o Twitter, a partir de agora

Se eu tiver feito tudo bem, tudo o que eu publicar aqui será postado no Twitter.