26.10.09

Conectando Mundos, Sonhos de andorinha

Projecto interessante para professores e turmas dos 6 aos 18 anos, na sua apresentação afirma-se que este projecto é um espaço alternativo para a participação e intercâmbio entre alunos e alunas com idades entre 6 e 17 anos provenientes de diferentes realidades geográficas, culturais, económicas e sociais.

A edição do Conectando mundos para o ano lectivo de 2009-2010 centra-se na temática Migrações e Desenvolvimento entre os povos, a partir de uma perspectiva humana e integrada na concepção de cidadania global. Abordamos as causas e as consequências que o processo migratório tem na vida das pessoas e no seu meio envolvente e apresentamos algumas atitudes e compromissos que podemos assumir, tanto a nível pessoal como colectivo, de forma a contribuir para a construção de uma sociedade aberta, diversa e solidária, baseada no respeito recíproco entre pessoas de diferentes proveniências.

Na Argentina, as andorinhas são trabalhadoras sazonais que, sonhando com uma vida melhor, voam até aquele país todos os verões para fazer as colheitas. As migrações são um fenómeno que sempre existiu ao longo da história. Hoje, praticamente, não existem países que se encontrem fora de um circuito migratório e há cada vez mais países que são, simultaneamente, território de origem, trânsito e destino de migrantes (fim de citação).

Mais informações aqui. Vão lá descobrir porque achei isto interessante (e um obrigado à Teresa Vitorino pela dica...)

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante, de facto. Vou tentar inscrever a minha turma de PLNM.

Grandes dicas para o uso das TIC na sala de aula. Obrigada.

Vou tentar experimentar um pouco de tudo, pois ainda sou da geração que entregava trabalhos na Uni batidos na máquina de escrever e, muitas vezes, com gralhas.

Por falar na Uni, saudades da UALG e do reino dos Algarves.

E das Estevas em flor na serra do Caldeirão.

Vi