5.3.11

The Whiteboard Blog


Montanhas de dicas e sugestões para usar quadros interactivos. O quê? Mais trabalho? Os manuais, as fichas e as orientações/ordens da coordenadora não chegam?
Bom... Para o caso de um professor-a-sério, estar a ler isto, este blog existe desde dezembro de 2007. Se quiserem um abrégé podem sempre comprar o livro The best of the Whiteboard blog, por cerca de 20 dólares e passear com ele, debaixo do braço, na sala dos professores, com um autocolante "ROAM-SE" na testa.

The Whiteboard Blog

4.3.11

Petição Protecção da Ria Formosa



Deveria ser MUITO IMPORTANTE... Não sei se é para vocês, mas eu já assinei...
A aplicação de geotêxteis paralelamente à linha de costa, ao contrário da construção dos esporões e/ou pontões em rocha, NÂO interferem irreversivelmente com a natural circulação de areias contribuindo para o aumento da biodiversidade, bem como o aumento da qualidade de vida das populações e economia (nomeadamente pesca e turismo), tendo ainda a vantagem de um baixo custo de intervenção bem como a sua longa durabilidade ou contrario dos esporões.
Especialmente na Ria Formosa, não é? Pois...
Petição Protecção da Ria Formosa

A imagem veio do blog Diversidades. Obrigado.

Lince - conversor para a nova ortografia - Portal da Língua Portuguesa

Uma terceira ferramenta relacionada com o Acordo Ortográfico é disponibilizada aqui: Lince - conversor para a nova ortografia - Portal da Língua Portuguesa.
Esta ferramenta é diferente das anteriores: trata-se de um executável para download (versões para Windows, Mac OS-X e Linux).
O Lince é uma ferramenta que converte o conteúdo de ficheiros de texto para a grafia determinada pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990, a partir do nosso computador, não necessitando, por isso, de estar ligado à Net.
Alegadamente, o programa suporta os formatos DOC, DOCX, ODT, HTML, XML, RTF, PDF e TXT e pode converter vários ficheiros de grande dimensão em simultâneo.
A versão que testámos (1.2.12),forneceu alguns erros, que ainda não pudémos investigar. Mas a ideia parece-nos promissora. Testem e digam coisas.

FLiP - Outro conversor para o Acordo Ortográfico

Uma segunda disponibilidade para converter textos de acordo com as regras do Acordo Ortográfico é este conversor da Priberam: FLiP - Conversor para o Acordo Ortográfico.

Relativamente ao conversor da Porto Editora (post anterior), este também permite converter Português do Brasil e tudo é feito online.
Tal como no caso anterior, também parece reagir mal quando existe codificação htm inserida no texto.

Conversor do Acordo Ortográfico - Ferramenta da Porto Editora

Poderá encontrar aqui (Conversor do Acordo Ortográfico - Porto Editora) uma ferramenta que será relevante, quer para quem tem um pequeno texto para verificar - que mostrará o resultado online, quer para quem quer verificar e atualizar um ficheiro .doc ou docx. - que, fornecendo o nome (o que não percebemos) e o email permitirá fazer o upload do ficheiro e recebê-lo, através de um link que aparecerá num email.
Já testei e o resultado foi excelente, sinalizando também erros ortográficos comuns.
Discordo, no entanto, da política que exige, o upload o nome e o email, ainda por cima sem nenhum tipo de comprometimento sobre o uso a dar ao email enviado. Tudo poderia ser feito na mesma página...
Mais um bom produto português que é transformado num serviço, potencialmente duvidoso, sem necessidade nenhuma.