4.2.09

KidRex - Busca SEGURA na Internet

Um motor de busca seguro que associa a tecnologia Google Custom Search com listas próprias de sites impróprios para crianças.
KidRex pode ser uma ferramenta a considerar por pais e educadores.

3.2.09

Livros completos na Internet: Scribd, Google Books

Alguns dos recursos de que muitas vezes nos não lembramos, são grátis e estão ao alcance de um click. É o caso do Scribd que se alimenta de 50 000 textos por dia, carregados por dezenas de milhares de utilizadores. è necessário inscrição (grátis) para poder fazer guardar os documentos. Também é o caso do Google Book Search que permite pesquisar um acervo cada vez maior de livros online, de variadas áreas, muitos deles actuais. Também o Projecto Gutenberg nos permite aceder a livros e pautas musicais. Finalmente, em Português, o Domínio Público, coloca-nos à disposição, livros, relatórios e música, da Literatura à Educação, milhares de títulos.

Brasil Indígena (o outro Brasil?)

Interessante como considerei um achado importante a Web Brasil Indígena. Até parece que me tinha esquecido deles. Ou talvez não estivesse atento a quem nos faz esquecê-los...

Não existem os índios ou o índio: existem 200 povos indígenas, cada um diferente do outro, cada um com sua visão da vida, da natureza, das pessoas, de Deus. Estes povos ainda falam mais de 170 línguas; durante 500 anos resistiram a uma sociedade hostil, a forças econômicas poderosas, a ideologias que lhe negam o direito de ser diferentes: o direito de pensar, crer, viver. Estes povos ainda teimam de viver de sonhar, de continuar a ser diferentes. Ainda tem o orgulho sadio de afirmar sua identidade e se autodenominar quase unanimemente: "gente verdadeira". ( em http://br.geocities.com/tiagohi/indios.htm - os bold são da minha admiração!!)

Vale a pena ir ao outro Brasil...