30.4.09

O Paradigma Dominante da Política Educativa

O texto seguinte, que encontrei no MUP (Movimento Mobilização e Unidade dos Professores), é como se fosse um resumo das ignorâncias de muitas governanças educativas (do 1º Ministro ao Professor recém-formado) na maioria dos estados organizados - o que inclui naturalmente Portugal. Felizmente também é uma espécie de pequeno repositório dos seus antídotos, os saberes, que só quem não quer, não obtém...
Alguém mais envia este link às Presidências dos Institutos Politécnicos, aos Reitorias Universitárias, ao MCTES, ao ME e às Presidências da Républica e do Conselho de Ministros? Podemos finalmente ajudá-los a tomarem decisões informadas?

O Paradigma Dominante da Política Educativa - ZL

Manuel Alegre: interrogatório a alunos “é um atentado ao espírito da escola pública”

Isto pode não parecer mas é grave: a notícia em PUBLICO.PT - Manuel Alegre: interrogatório a alunos “é um atentado ao espírito da escola pública”: é, no mínimo, preocupante...
Pois... alguns profissionais ou especialistas (he...he...he...) de avaliação, deviam tomar algum chá (frequentar umas aulas de Teoria e Desenvolvimento Curricular, também serve... não sei é se seriam aprovados em Educação Básica!).
É que acabámos de comemorar o 25 de Abril e a paragem de digestão bate à porta quando lemos coisas destas.

29.4.09

Jogos didácticos em Powerpoint

Um interessante repositórios de jogos didácticos em PowerPoint (editáveis), que permite o download e a manipulação dos jogos (tradução / adaptação incluída.

Parade of Games inclui jogos como Bingo de Palavras, Diagramas, Flash Cards, Escolha Múltipla, Caça ao Tesouro, Trivial, etc.

Um tesouro a explorar para actividades individuais ou colectivas, de evocação ou sedimentação...

Como sempre o limite será a inventividade do professor...

Possui também um artigo sobre a utilização dos jogos no ensino, uma matriz para selecção dos jogos e links para outros sites do género.