17.4.09

Um site convida os europeus a exigir a oficialização do Catalão como Língua Oficial Europeia

Uma exigência que nos faz reflectir em conceitos tão (ainda) indefinidos como língua, língua oficial, língua/cultura e "empowerment" cultural e cívico...
Como será daqui a 1o anos? O Galego exigirá o mesmo? O Mirandês? O Basco?
Penso em Aliénor d’Aquitaine e na Língua de OC da Occitânia (ver a wikipédia) e nas teias da história e do desenvolvimento... Como será daqui por 10 anos? Falem os especialistas do Ministério, dos Partidos, dos Canais de Televisão, porque eu (ahahah) só sou professor. Para ver o artigo do El País: Una web invita a europeos de toda la Unión a reclamar la oficialidad del catalán · ELPAÍS.com:

15.4.09

Mulheres Afgãs protestam (!!!!) contra lei limitadora dos seus direitos - NYTimes.com

Afghan Women Protest New Restrictive Law - NYTimes.com: "Afghan Women Protest New Restrictive Law
Robert Nickelsberg/Getty Images for The New York Times
Cerca de 300 senhoras afgãs, enfrentando uma turba 3 vezes maior, caminharam pelas ruas da capital, 4ª Feira para exigir ao Parlamento a rejeição de uma nova Lei que introduz um conjunto de restrições aos compotamentos das mulheres, do tipo islámico ortodoxo (Taliban)e permite a violação pelo cônjugue exige a sua autorização para ir à escola, etc.
Published: April 15, 2009"

A parte estranha é que esta lei foi assinada (supostamente) pelo Presidente do Afganistão, que recebe (e bom, e bastante, e caro, e arriscado)apoio de soldados portugueses e de outros países da NATO. Aliás, é um país com experiência no que diz respeito ao apoio ocidental a práticas (supostamente) estranhas ao ocidente: hiper-exploração feminina, produção de droga, misogenia global, escravatura, trabalho infantil, colocação de minas anti-pessoais, etc...

As senhoras afgãs não vão desistir facilmente. Os Taliban também não. E nós? E será que os nossos alunos não podem pensar nisto, mesmo que não conte para as provas globais?