20.4.10

Seis tecnologias que vão rapidamente ter efeitos na Educação

Um relatório recente do NMC (New Media Consortium), considera que de todas as tecnologias emergentes, as 6 que terão um impacto maior e mais imediato (nos próximos 5 anos) nas salas de aula do Ensino Básico e Secundário.
São elas:
Computação em Nuvem (Cloud Computing); Ambientes de Aprendizagem Colaborativos; os Jogos de Aprendizagem; Dispositivos de Comunicação Móvel; Realidade Aumentada e os Écrans Flexíveis.
Para ler e reflectir em eSchool News:
Six technologies soon to affect education ou para ler o relatório completo, aqui.

19.4.10

Investigação sobre intimidades para casais de todas as idades


A intimidade conjugal, nas suas dimensões diversas, é um tema que tem vindo a despertar a atenção da comunidade científica ao longo do tempo, pela sua importância na vida do casal.

  Esta investigação, na qual pode colaborar, está a ser feita no âmbito da tese de doutoramento de Luana Cunha Ferreira (Psicóloga), em Psicologia da Família e Intervenções Familiares, no âmbito do Programa de Doutoramento Inter-Universitário da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL) e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), sob orientação científica das Professoras Doutoras Isabel Narciso e Rosa Novo. Este projecto de investigação tem o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

A finalidade desta investigação é contribuir para o enriquecimento dos conhecimentos sobre significações e percursos de de diversas dimensões da intimidade conjugal, bem como sobre as relações entre estas variáveis, as quais são fundamentais na vida do casal. A entrevista, efectuada simultaneamente a ambos os membros do casal, tem a duração máxima de duas horas e será efectuada pela doutoranda Luana Cunha Ferreira e por uma finalista do Mestrado Integrado em Psicologia.

Pode obter mais informações aqui.