12.3.11

Lince - conversor para a nova ortografia - Portal da Língua Portuguesa II

Quando experimentámos este conversor, pela primeira vez, o serviço não resultou com um documento docx, o que referimos aqui.
Como assinalámos em comentário, voltaríamos a testar a ferramenta, o que fizémos. Neste momento apraz-nos escrever que FUNCIONOU MUITO BEM, com vários documentos. Aqui fica a devida actualização e o link para a página da empresa.

portaldalinguaportuguesa

Fukushima, Japão - Explosão no reator nuclear - 12 de Março, 2011

Para o lobby que recomeçou, ultimamente, em Portugal, a esbracejar com a segurança "a toda a prova" das centrais nucleares, só pode ser uma má notícia. Há males que acabam por vir por bem...

9.3.11

Autenticidade e auto-organização - Courtney Martin: a reinventar o feminismo | Video on TED.com

Por vezes achamos que não sabemos grande coisa... Por vezes julgamos que nos falta experiência de vida. Mesmo quando já vivemos 2 ou 3 dezenas de anos, o que aritmeticamente significa qualquer coisa, entre 7 000 e 10 000 vezes 24 horas de trocas e processamentos de informação, do nosso sistema com o mundo envolvente.
Se todos estes dados fossem registados em texto, ultrapassariam em volume, os de todos os livros publicados até hoje... E se fossem tratados e daí extraídas conclusões, a investigação seria gigantesca: em tempo e em financiamento.
Essa é a magia que a reflexão pessoal e crítica produz, com notável economia de recursos. Uma pesquisa contínua, que nos vai fornecendo relatórios do seu estado de desenvolvimento, uns, mais lapidares do que outros.
A qualidade da indagação acontece em função da quantidade de um dispositivo metodológico fundamental: a autenticidade com que inventariamos, seleccionamos e tratamos esses dados.
Os resultados, por vezes, podem não ser agradáveis, mas são autênticos, o que num paradigma, para mim adequado, de ciência, significa que são verdadeiros, podendo validar o início de nova investigação (que acaba por ser a continuação da anterior.
Um bom exemplo vem das palestras TED e só me apetece dizer que Courtney Martin é fascinante, nesta apresentação.